sexta-feira, 25 de junho de 2010

Decepção para os Gigantes

A copa do mundo começou no dia 11 de Junho, e as expectativas para as seleções que iriam passar para a segunda fase já eram apostadas. Como em um continente onde suas selvas são destaques, assim também como é usada em gíria na linguagem do futebol, a Zebra parecia não demorar a aparecer.
Por ironia do destino as atuais Campeã e Vice, pularam fora da fase decisiva da copa, em três jogos ridículos que as nações francesas e italianas ainda devem está sentindo na pele a dor de seus pesadelos.

A França:
A seleção francesa já tinha sentido na pele o sabor de sair na primeira fase, uma pausa para analisar tal histórico:
Copa do Mundo de 1930
Copa do Mundo de 1934
Copa do Mundo de 1954
Copa do Mundo de 1966
Copa do Mundo de 1978
Copa do Mundo de 2002
Copa do Mundo de 2010
Porém no ano atual a França caiu em um jogo contra os Bafana Bafana, sobre um placar de 2x1.
Os sul-africanos, marcaram com Khumalo e Mphela, fazendo 2x0 pra cima dos franceses, aparantementes histéricos e desesperados atrás de uma virada que tinha tudo pra ser histórica, Mas que se sobressaiu apenas com um gol do Malouda. Porém novamente a França caiu em cima de uma seleção africana como foi com Senegal na copa de 2002.


Uma imagem que mostrou a situação do ambiente das duas torcidas, foi no final da partida quando o treinador Brasileiro dos Bafana Bafana, Carlos Alberto Parreira foi cumprimentar o treinador Francês Domenech que recusou o cumprimento, acusando Parreira de ter falado mal publicamente da França anteriormente.
No final da partida a mesma mão salvadora de Henry nas eliminátorias foi a mesma mão na bola que dessa vez entregue nas mãos dos africanos decretou o final da participação de ambas seleções na copa da Afríca.


A Itália:
A atual campeã da copa do mundo, também dona de uma tradição enorme no futebol, foi mais uma zebra na copa da Afríca. A azurra entrou em campo no Ellis Park no dia 24/06 contra a Eslováquia na tentativa de alcançar pelo menos um empate para poder passar pra segunda fase. Porém no continente da copa, e ao som das vuvuzelas, os italianos se debruçaram em suas decepções.
Antes uma pausa pro histórico das eliminações italianas em primeira fase de copa do mundo:
Copa do Mundo de 1950
Copa do Mundo de 1954
Copa do Mundo de 1962
Copa do Mundo de 1966
Copa do Mundo de 1974
Copa do Mundo de 2010
Em um jogo nervoso, onde o começo pareceu ser uma goleada Eslovaca, e em noite inspirada do centro-avante Vittek dono de 02 gols no jogo, e 03 na copa do mundo, se tornando artilheiro ao lado do argentino Higuaín. A Itália se encontrava perdida, em mais um péssimo jogo do seu capitão Fábio Cannavaro, e do volante De Rossi. Perdida em um meio de campo sem criação, o público presente ao Ellis Park viu a situação italiana tremer no primeiro tempo
A bola rola no segundo tempo, com substituições ousadas de Marcello Lippi que coloca Maggio no lugar de Criscito e Quagliarella no lugar de Gattuso, uma Itália mais ofensiva indo pra cima da Eslováquia na tentativa de uma virada histórica. O jogo ficou tenso após Di Natale balançar as redes para a Azurra, após mais uma falha italiana, em uma cobrança de lateral o eslovaco Kopunek que tinha acabado de entrar no jogo marcou o terceiro gol da Eslováquia. Tornando as coisas mais tensas para os Italianos, porém um inspirado Quagliarella que tinha feito um gol irregular, acertou um lindo chute por cobertura no goleiro Mucha, dando fim ao placar do jogo, e acabando com mais uma participação italiana em copas do mundo.


A sensação que fica agora entre as duas seleções, é de um lado uma seleção francesa cheia de conflitos internos comandada por um treinador arrogante, e no outro lado um treinador vitorioso se perguntando o por quê da atual falta de renovação no futebol italiano.
Texto: Victor Mariano e Flávio Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário