domingo, 27 de junho de 2010

Gana: '' A Esperança Africana "


O poder de uma equipe veterana como a dos americanos, contra o poder de força da forte seleção africana. E.U.A x Gana, foram protagonistas de um jogo pegado no Royal Bafokeng em Rustemburgo, pelas Oitavas de Finais da Copa do mundo. Onde Gana seguiu em frente ficando entre as oito melhores seleções do mundo, em um jogo com direito a tempo extra, que acabou terminando em 2x1 para a seleção de Gana.

O Jogo

O treinador de Gana entrou com um esquema de três zagueiros, que funcionou muito bem no início de jogo, fazendo com que o time americano ficasse pressionado e sem espaço para sair com a bola.
Kevin-Prince-Boateng, aquele mesmo que ficou famoso por deixar Michael Ballack fora da copa do mundo, era o maior destaque do time de Gana, escalado na maioria das vezes como um segundo volante, dessa vez ele era o homem surpresa de seu treinador, aparecendo várias vezes com perigo de gol a zaga americana. E foi com Boateng que Gana abriu o jogo, o jogador roubou a bola de Clark e depois de uma bela arrancada, soltou a bomba e balançou as redes aos 05 minutos do 1° tempo.



A equipe americana pressionada não conseguia encaixar seus contra-ataques, e só aos 22 minutos Bradley resolveu arriscar mais foi parado nas mãos do goleiro Kingson.
Preocupado com o mal desempenho de seu volante Clark, o Técnico Bob Bradley decide retirar o mesmo do campo aos 30 minutos de jogo, com Edu entrando em seu lugar o time dos E.U.A pareceu ficar mais rápido. O time enfim teve uma grande chance de gol com Findley, mas novamente foi parado na mão do goleiro Kingson.
Início de 2° tempo e Bradley faz mais uma substituição, dessa vez Findley sai de campo, dando lugar ao meia Feilhaber Brasileiro Naturalizado, que logo mostrou para que veio em campo, após receber belo passe de Altidore, o camisa 22 entrou na aréa fazendo com que mais uma vez Kingson salvasse o time de Gana.

Os E.U.A adiantou sua marcação, pressionando dessa vez o time de Gana em seu Meio de Campo, com os africanos mais defensivos optando por contra-ataques, os Estados Unidos dominavam a partida. Aos 17 minutos enfim uma bela jogada de Dempsey que sofreu falta dentro da aréa de John Mensah, penalti que Donovan converteu, empatando o jogo no Royal Bafokeng.




A ofensiva americana não estava fácil de ser parada, e novamente aos 23 minutos Altidore perde boa chance de gol, com o goleiro Kingson saindo da aréa tirando de carrinho pela linha lateral.

O treinador de gana, enfim faz sua substituição, retira de campo o ala Sarpei e coloca o Meia Addy. Porém os americanos mantia seus ataques frequentes, e mais uma vez Altidore que não estava em seu dia chutou pra fora da barra do goleiro Kingson.

O jogo se encaminhava para o tempo extra, dessa vez com um time americano cansado, e com uma Gana um pouco mais resistente.


O Tempo Extra
No tempo extra, o treinador Bradley mexe em seu ataque tirando Altidore e dando lugar a Gomez. Mas foi gana que balançou as redes aos 03 minutos, depois de um lançamento de Adew, Gyan balançou as redes para os africanos.


Estados Unidos movido a raça, partiu para o ataque na busca de uma nova igualdade no placar, e conseguiu por pouco com Feilhaber que soltou a bomba que fora desviada no corpo de Adew, colocando a bola pra escanteio.
Foi nessa pegada que os americanos continuaram insistindo até o final dos dois tempos extras, o tempo foi passando, e ao fim dos 120 minutos de jogo, com Howard indo para aréa, foi Gana que comemorou a ida as Quartas de Finais, fazendo com que pela terceira vez uma seleção africana chegue às Quartas de Finais de uma copa do mundo.
Texto: Victor Mariano
Twitter: @Futebolanálise













Nenhum comentário:

Postar um comentário